14 novembro, 2012

Celulares sem homologação serão bloqueados a partir de 2013

email icon

Atenção usuário de celular de procedência duvidosa: aparelhos sem homologação da Anatel serão barrados a partir de 2013. A justificativa principal é de que modelos não certificados têm baixa qualidade e provocam problemas na rede, o que aumenta quedas de chamadas (uma desculpa um tanto esfarrapada). As operadoras Telefônica/Vivo, TIM, Claro e Oi aplicarão a medida por meio de novos chips ativados.
O bloqueio também será uma dor de cabeça para quem comprar novidades fora do Brasil (mesmo as originais), já que há um intervalo entre o lançamento dos aparelhos e a homologação da Anatel. Já acontecem problemas por incompatibilidade de rede, que são resolvidos por desbloqueio (ou jailbreak em iOS) e acabando assim com garantias oficiais. Provavelmente os muambeiros vão desenvolver uma alternativa para dar a volta no bloqueio, mas ainda será um improviso (é a mesma coisa que usar peças genéricas no motor do carro, no lugar das originais da marca).
A restrição foi pensada para beneficiar as operadoras com os lucros afetados por produtos ilegais. Mas a medida será útil também para tirar de circulação aparelhos de qualidade inferior, que podem prejudicar usuários sem o conhecimento técnico necessário (outra vantagem interessante para os usuários será o bloqueio total do aparelho, caso ele seja roubado).

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo