30 junho, 2009
29 junho, 2009
Google Wave pode reduzir tráfego de e-mails
O Google Wave tem potencial para reduzir o tráfego de e-mails no mundo, segundo Stephanie Hannon, gerente de desenvolvimento do produto no Google.
Chamado de "e-mail do futuro" pela empresa, o serviço mistura correio eletrônico, mensagens instantâneas e edição colaborativa em uma mesma interface. Como tudo fica armazenado em servidores, evita-se que as mensagens fiquem rodando de um ponto a outro pela web. "Se for um sucesso, muito menos pessoas vão mandar e-mails", disse Stephanie em entrevista durante o Google Developer Day, que ocorre nesta segunda-feira (29) em São Paulo. "Mas os outros tipos de comunicação não serão extintos. Imagino um mundo onde todas elas possam coexistir."
A equipe do Google Wave espera que programadores de todo o mundo ajudem a integrar funcionalidades ao serviço, que será lançado até o fim do ano. De acordo com Stephanie, será possível fazê-lo funcionar em conjunto, por exemplo, com diferentes tipos de webmail e mensageiros instantâneos no futuro. "Ainda não criamos algo do tipo, mas espero que desenvolvedores façam isso. Há inúmeras possibilidades", disse.
O Google tem distribuído convites para que programadores ajudem a encontrar bugs no Wave, além de criarem extensões e ferramentas. Todos os participantes do Google Developer Day, por exemplo, vão poder experimentar o produto. Segundo Stephanie, atualmente milhares de pessoas já usam o serviço (ela preferiu não dizer o número exato). "Nosso desafio é torná-lo disponível para milhões e milhões e milhões de pessoas", afirmou. "Também queremos que os usuários não entrem individualmente, mas em grupo."
A data de lançamento ainda não foi fechada. Também não se sabe se haverá distribuição de convites ou se o acesso será totalmente livre. Durante a apresentação feita no evento, ocorreram alguns bugs, principalmente em algumas funções adicionais do Wave. Na maior parte do tempo, contudo, o serviço permaneceu bastante estável.
Já existem ferramentas que integram o Google Wave ao Blogger, Google Maps, Twitter e ao Google Search. Um robô chamado Rosie também consegue traduzir mensagens à medida que são digitadas. É possível também arrastar fotos direto para o browser para compartilhá-las com outros usuários e criar álbuns colaborativos.
Stephanie afirmou que a equipe de desenvolvimento não está preocupada com formas de incorporar anúncios do Google ao Wave. "Estamos focados em melhorar a experiência do usuário e em fazer um bom produto", disse. "Essa é uma das grandes vantagens do Google: você se concentra primeiro em inovação."
Twitter cresce na pesquisa de produtos
Mas, de janeiro a abril de 2009, o fenômeno do microblog foi o que mais cresceu na internet quando o assunto é opinião do consumidor do Brasil.
Ano passado, durante o mesmo período, o Twitter recebia a fatia de apenas 3,8% das experiências de compra na blogosfera. Hoje, 23% dos depoimentos sobre marcas e produtos provêm de “tweets”, pulando da sexta para a segunda posição em doze meses dentro do ranking de serviços mais usados para fins opinativos.
Ainda imbatível, o orkut diminuiu o que a E.Life chama de share of buzz dos internautas: de 2008 para cá, declinou de 61,1% para 45,9% envolvendo experiências de compra.
O blogspot, que, assim como o orkut, também pertencente ao Google, é o terceiro veículo mais utilizado pelo usuário nacional: 12,5% das opiniões estão em seus domínios. Na quarta posição vem o site Reclame Aqui, com 8,9%, seguido de Yahoo! Respostas que possui 4,2% do buzz.
Ainda segundo a pesquisa, a faixa etária daqueles que publicam depoimentos na rede é de 26 a 30 anos, em sua maioria. Os que mais utilizam redes sociais, porém, são os jovens que têm entre 19 e 25 anos.
A região sudeste ainda é a predominante no uso das ferramentas online para opinar sobre produtos e serviços: 64,8% dos usuários estão concentrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
A segunda região com mais internautas interagindo é a Sul, com 15,6% do total. A menor atuação, por sua vez, acontece no Norte, com apenas 2% dos usuários brasileiros.
fonte: Info Blog
25 junho, 2009
5 dicas para usar o Twitter no trabalho
O caso acima pode parecer caricatural, mas é absolutamente verídico – o nome do estagiário foi omitido, por razões obvias. Com a popularização do Twitter, os limites entre o público e o privado na internet mais uma vez são desafiados e dezenas de casos como este se repetem todos os dias.
Como toda ferramenta tecnológica, o Twitter é só um recurso que pode ser usado a gosto do freguês. Pode ser um canal para fazer relacionamento, mostrar que você tem conteúdo, divulgar seu trabalho e até encontrar novas oportunidades. Mas também pode ser uma porta aberta para queimar seu filme de maneira irremediável.
“Você pode usar como quiser, mas é bom ter controle sobre o que fala”, recomenda o publicitário Carlos Merigo (@cmerigo), autor do blog Brainstorm 9. Com quase 14 mil seguidores, ele já deixou alguns hábitos dos primórdios do Twitter para trás, como informar sua localização. “Antes era comum você dizer que estava indo para tal restaurante, caso seus amigos quisessem te encontrar. Hoje já não dá para fazer isso. Você não sabe quem está lendo, não sabe quem pode aparecer por lá”, explica o publicitário.
Mesclar opiniões e dicas pessoais com o uso profissional da ferramenta não é necessariamente negativo, desde que isso seja feito com ponderação. “Saber quais são os hobbies de um colega, por exemplo, pode ser uma maneira de enxergá-lo de outra forma e até se relacionar melhor”, opina o guru dos blogueiros Edney Souza, o Interney (@interney), que tem mais de 32 mil seguidores.
Fonte: Info Online
21 junho, 2009
iPhobe 3GS - Produto já disponível
As milhares de pessoas que lotaram as calçadas dos prédios das lojas da Apple no lançamento do iPhone e do iPhone 3G, se resumiram a poucos compradores, relatam sites internacionais sobre tecnologia.
No Brasil, o lançamento do 3G S está previsto para 9 de agosto.
O novo modelo tem câmera de 3 megapixel com autofoco (bastará tocar no objeto em que o foco deverá estar) e também faz vídeos de 30 fps VGA, com áudio.
Também foi incluído controle de voz para algumas funções, incluindo o iTunes. É possível perguntar para o iPhone o que está tocando que o aparelho responde com o nome da música e do artista. O iPhone também atenderá a pedidos de músicas.
A bateria ganhou reforço, chegando a 5 horas de conversação e 9 hora em redes Wi-Fi.
Com início às 14h (horário de Brasília), a conferência também apresentou upgrades na linha de notebooks da Apple e muitos recursos para o iPhone – alguns já esperados desde o anúncio da versão 3.0 da plataforma do celular, como o copiar e colar. A nova versão da plataforma estará disponível a partir de 17 de junho gratuitamente para o iPhone e custando US$ 9,95 para o iPod Touch.
O iPhone ganhou também um GPS mais poderoso da TomTom. Outras empresas como a ScrollMotion (que oferece livros e revistas no celular), e a AirStrip Technologies, que permite enviar informações médicas diretamente para o iPhone, também fizeram apresentações de Apps.
Além disso, será possível utilizar a conexão de internet do iPhone para ligar um computador (Mac ou PC) à rede, vua USB ou Bluettoh. Segundo Scott Forstall, vice-presidente sênior de software do iPhone, o recurso está condicionado à oferta da operadora. E agora, os usuários poderão baixar filmes e vídeos via iTunes diretamente no iPhone.
09 junho, 2009
Facebook encosta nos gigantes da web
Dados da Compete afirmam que o Facebook, além de ser e rede social mais popular dos Estados Unidos, agora encosta nos gigantes da web em termos de audiência.
Nas comparações com sites americanos, o Facebook só perdeu para o Google e o Yahoo! em termos de unique visitors. O Google continua na liderança, com 145,5 milhões de unique visitors e o Yahoo! teve o segundo melhor resultado em maio: 135,4 milhões. Já o Facebook, com um aumento de 8,5% na sua audiência mensal e 253,7% com relação ao mesmo período do ano passado, bateu na casa dos 113 milhões de unique visitors.
Ainda segundo dados do Compete, o MSN perdeu o terceiro lugar para o Facebook em março. O crescimento de 8,7% entre os meses de abril e maio não foi suficiente, já que o MSN teve apenas 97,3 milhões de unique visitors.
Sites como eBay, Amazon e CNN também ficaram para trás. O primeiro a comer poeira foi o CNN, em maio do ano passado. O Facebook encostou na Amazon em janeiro e deixou ela e o eBay para trás no mês seguinte.
Quando comparado apenas com outras redes sociais, o Facebook reina absoluto. Ele passou em número de audiência o MySpace em dezembro do ano passado e desde então não encontrou concorrência. Apesar de ter crescido impressionantes 1.043%, a audiência do Twitter ainda não chega nem perto do Facebook.
08 junho, 2009
3.0 & iPhone 3GS
O novo software terá 100 novas funções segundo a Apple. Dentre estas estão o Spot light, o tethering (permite compartilhar internet com computador) via Bluetooth ou cabo, a função MMS, que será “inclusa” dentro do aplicativo nativo SMS, além destas novidades surgirá uma função de localização para quando você perder seu aparelho.
Outras novidades serão postadas depois aqui, com mais detalhes.
Também foi lançado, um novo iPhone, chamado de iPhone 3GS. O design externo é igual ao do 3G, mas terá um processador 2X mais rápido do que o celular atual. O nome 3GS se refere a nova internet 3G, que será duas vezes mais rápida que a 3G, chegando a 7.2 MBPS.
O iPhone 3GS terá uma câmera de 3 megapixels, com foco automático e foco instantâneo, além da já esperada captura de vídeos, com 30fps (frames por segundos). O que for filmado poderá ser enviado via MMS, email, ou ser publicado no Youtube.
Será possível também dar alguns comandos por voz, com o voice control, simplesmente apertando por alguns segundos o botão home, e falando a função que você deseja.
O novo celular da Apple, como já esperado contará com uma bússola digital embutida, e será chamada de Compass. Também será compatível com o Nike+, que permite quando acoplado a seu tênis que o celular receba informações sobre sua velocidade, e etc.
Uma das novidades com certeza será muito apreciada pelos usuários do iPhone, será uma melhora significativa na bateria, que terá autonomia de 6 horas utilizado o WiFi, 24 horas ouvido música e 7 horas vendo vídeos.
O preço do novo aparelho será $199,00 para a versão de 16gb, e $299,00 para a de 32gb. As cores disponíveis (branco e preto) também. O iPhone 3G continuará no mercado(só o de 8gb), sendo vendido por $99,00.
O início das vendas começará dia 19 de junho, nos EUA e em alguns países da europa.Já no Brasil as vendas irão começar somente em agosto deste ano.
Já o software 3.0 estará disponível dia 17 de junho. A atualização será gratuita para os usuários de iPhones, e custará $10 para os usuários de iPod´s tocuh.
Desde já aviso, que quando o 3.0 for lançado, quem utilizar o iPhone 3G brasileiro pode atualizar numa boa. Já quem utiliza o 2G não deve atualizar até sair um desbloqueio. Lembro a todos que quando se atualiza o Jailbreak é perdido.
04 junho, 2009
SP2 deixa o Vista mais seguro
A atualização Windows Vista Service Pack 2 , basicamente, é um apanhado de correções e melhorias para o Vista, tanto na parte de segurança quanto na parte de compatibilidade com o hardware. Traz ainda todas as atualizações críticas que já foram disponibilizadas para o sistema.
O pacote traz ainda as atualizações que foram implementadas em outros Service Pack. São elas a Feature Pack for Wireless (conjunto de programas que adiciona, ao sistema, suporte ao Bluetooth 2.1, a versão mais recente desse padrão) e as melhorias no suporte ao Direct X Graphic (componente do sistema usado em jogos e aplicativos que exibem animações 3D).
Segundo a Microsoft, o Service Pack 2 vale para todas as versões do Vista. E para usá-lo, é necessário ter o vista com o Service Pack 1 instalado. A atualização, além de funcionar no Windows Vista, também serve para o sistema operacional Windows Server 2008.
03 junho, 2009
Homens são mais seguidos no Twitter
Homens são mais seguidos no Twitter do que mulheres nos EUA, diz Harvard
Mulheres têm menos seguidores do que homens no Twitter. A conclusão é de uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard que tentou descobrir se os usuários o serviço de microblog nos EUA consideravam o site um meio de comunicação entre amigos, uma forma de se expressar ou simplesmente uma ferramenta de marketing.
Dos mais de 300 mil perfis consultados em maio, 80% seguem ou são seguidos por um amigo pessoal, o que confirma a ideia de meio de comunicação entre amigos. Para comparação, em outras redes sociais, essa porcentagem fica em torno de 60% a 65%.
No geral, os homens possuem 15% a mais de seguidores que os perfis de mulheres. Os usuários do sexo masculino também são mais “recíprocos” em seus relacionamentos, ou seja, seguem os perfis de quem o segue. Segundo os pesquisadores, isso pode demonstrar que as mulheres são mais seletivas para tornar seus relacionamentos recíprocos, especialmente considerando que, nos EUA, elas são maioria no Twitter: 55% do total de usuários, contra 45% homens.
Um dos dados mais interessantes é o que aborda “quem segue quem” no Twitter. A pesquisa descobriu que a probabilidade de um homem seguir outro homem é quase o dobro da probabilidade de seguir uma mulher. Além disso, em média, uma mulher é 25% mais provável de seguir um homem que uma mulher. Finalmente, a probabilidade de um homem ser seguido por outro homem é 40% maior do que a de ser seguido por uma mulher.
02 junho, 2009
Cuidado, The Sims 3 chegou ao iPhone!
Viciados em jogos de plantão, todo cuidado é pouco. The Sims 3 chegou ao iPhone. Conselho de quem já gastou horas e mais horas imersa nas versões anteriores do simulador de vidas: pense bem antes de baixar. A cereja no bolo é a possibilidade de controlar os personagens com o acelerometro - diga-se de passagem, uma das funções mais legais do Spore para iPhone.
A versão para iPhone não é tão abrangente quanto a para PC, mas traz as funções principais: criar personagens e satisfazer suas necessidades, interagir com outros sims, explorar novos locais – uma das novidades de The Sims 3 é a maior liberdade dos personagens para andar pelo mundo digital – e por aí vai.
Enfim, o suficiente para colocar sua vida social em risco. Está disponível na App Store, por US$ 9,99. Aprecie com moderação.
01 junho, 2009
SoulSeek tem falha grave há 11 meses
O popular software para compartilhar músicas via peer-to-peer tem bug que permite invasões e ainda não recebeu correção.
A vulnerabilidade expõe o usuário que faz buscas utilizando o SoulSeek. Por causa do bug, a máquina pode receber comandos externos, ser controlada remotamente e sofrer ataques do tipo buffer overflow.
De acordo com declarações do especialista em segurança Laurent Gaffié dadas ao site Torrent Freak, os produtores do Soul Seek foram informados sobre o problema em julho do ano passado, e ignoraram o alerta de Gaffié.
O especialista ainda teria enviado, sem obter resposta, mais dois e-mails para Nir Arbe, ex-programador do Napster, que criou o SoulSeek.
Sony mostra seu novo PSP
Muitas especulações, imagens falsas, fontes não tão confiáveis... Nada melhor que a E3, maior feira de games do mundo, para fazer a Sony revelar sua evolução do PSP, o PSP Go.
Entre as novidades do portátil, comecemos pela ausência de leitor de UMDs. Ou seja, seus jogos não mais ficarão em CDzinhos: eles estarão dentro do novo cartão de memória da Sony, o Memory Stick HG Micro.
Seu novo teclado é deslizante. É só puxar para baixo e os comandos dos jogos aparecem. Os botões foram redesenhados e a tela agora terá 3,8 polegadas, sem resolução confirmada. Ele ainda terá 16 GB de espaço interno, conexão Bluetooth e pesará 43 % menos que sua versão anterior.
No meio da empolgação, nenhum sinal do preço. A única confirmação é de que ele deve chegar ao fim do ano nos EUA. E que nós teremos que esperar mais ainda para colocar a mão nessa belezinha.
Quem são os brasileiros no Twitter
Os resultados da pesquisa, divulgados hoje, apontam que o usuário brasileiro é médio é homem, tem entre 21 e 30 anos, é solteiro, mora nos estados de São Paulo ou Rio de Janeiro, está na universidade ou já concluiu o Ensino Superior.
São brasileiros heavy users, que passam cerca de 50 horas por semana conectados. Estão no Twitter há menos de um ano, ou seja, entraram nesse momento de maior crescimento do site. Os brasileiros costumam acompanhar em média 111 pessoas e são seguidos por 158 – um pouco mais que a média internacional de 70 seguidores.
Um ponto importante: 60% dos twitteiros brasileiros têm blogs. Eles usam ferramentas 2.0 como Orkut, YouTube, Facebook, Flickr, Last.fm e Google Reader e a maioria replica tweets interessantes.
Para se atualizar, os usuários nacionais usam o próprio Twitter, portais de notícias, blogs e amigos. Conheceram o Twitter por meio de amigos, por boca a boca e em posts de outros blogs.
A pesquisa também apontou que quase 54% dos twitteiros gostam de ações publicitárias na ferramenta, desde que elas tenham relevância. É um dado fundamental para empresas que já criaram ou vão criar seus perfis no Twitter. Metade do total nunca participou de nenhuma ação, mas tem interesse. Cerca de 70% seguem ou já seguiram perfis corporativos, de eventos ou campanhas.
Fonte: Renata Leal (InfloBlogs)
Vivid Sidney: festival extraordinário de luzes e música
Vivid Sidney: festival extraordinário de luzes e música
A cidade mais famosa da Austrália está promovendo um evento fantástico: chama-se Vivid Sydney o maior festival envolvendo luzes e música do hemisfério Sul. A ideia é mostrar a diversidade da indústria criativa de Sydney. Há diversas atrações imperdíveis, como o Smart Light, onde eles fazem o Light Walk (caminho das luzes, ou algo assim), criando uma série de esculturas dinâmicas e coloridas. O resultado é de tirar o fôlego.