Twitter cresce na pesquisa de produtos
Mas, de janeiro a abril de 2009, o fenômeno do microblog foi o que mais cresceu na internet quando o assunto é opinião do consumidor do Brasil.
Ano passado, durante o mesmo período, o Twitter recebia a fatia de apenas 3,8% das experiências de compra na blogosfera. Hoje, 23% dos depoimentos sobre marcas e produtos provêm de “tweets”, pulando da sexta para a segunda posição em doze meses dentro do ranking de serviços mais usados para fins opinativos.
Ainda imbatível, o orkut diminuiu o que a E.Life chama de share of buzz dos internautas: de 2008 para cá, declinou de 61,1% para 45,9% envolvendo experiências de compra.
O blogspot, que, assim como o orkut, também pertencente ao Google, é o terceiro veículo mais utilizado pelo usuário nacional: 12,5% das opiniões estão em seus domínios. Na quarta posição vem o site Reclame Aqui, com 8,9%, seguido de Yahoo! Respostas que possui 4,2% do buzz.
Ainda segundo a pesquisa, a faixa etária daqueles que publicam depoimentos na rede é de 26 a 30 anos, em sua maioria. Os que mais utilizam redes sociais, porém, são os jovens que têm entre 19 e 25 anos.
A região sudeste ainda é a predominante no uso das ferramentas online para opinar sobre produtos e serviços: 64,8% dos usuários estão concentrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
A segunda região com mais internautas interagindo é a Sul, com 15,6% do total. A menor atuação, por sua vez, acontece no Norte, com apenas 2% dos usuários brasileiros.
fonte: Info Blog
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário