Google Wave pode reduzir tráfego de e-mails
O Google Wave tem potencial para reduzir o tráfego de e-mails no mundo, segundo Stephanie Hannon, gerente de desenvolvimento do produto no Google.
Chamado de "e-mail do futuro" pela empresa, o serviço mistura correio eletrônico, mensagens instantâneas e edição colaborativa em uma mesma interface. Como tudo fica armazenado em servidores, evita-se que as mensagens fiquem rodando de um ponto a outro pela web. "Se for um sucesso, muito menos pessoas vão mandar e-mails", disse Stephanie em entrevista durante o Google Developer Day, que ocorre nesta segunda-feira (29) em São Paulo. "Mas os outros tipos de comunicação não serão extintos. Imagino um mundo onde todas elas possam coexistir."
A equipe do Google Wave espera que programadores de todo o mundo ajudem a integrar funcionalidades ao serviço, que será lançado até o fim do ano. De acordo com Stephanie, será possível fazê-lo funcionar em conjunto, por exemplo, com diferentes tipos de webmail e mensageiros instantâneos no futuro. "Ainda não criamos algo do tipo, mas espero que desenvolvedores façam isso. Há inúmeras possibilidades", disse.
O Google tem distribuído convites para que programadores ajudem a encontrar bugs no Wave, além de criarem extensões e ferramentas. Todos os participantes do Google Developer Day, por exemplo, vão poder experimentar o produto. Segundo Stephanie, atualmente milhares de pessoas já usam o serviço (ela preferiu não dizer o número exato). "Nosso desafio é torná-lo disponível para milhões e milhões e milhões de pessoas", afirmou. "Também queremos que os usuários não entrem individualmente, mas em grupo."
A data de lançamento ainda não foi fechada. Também não se sabe se haverá distribuição de convites ou se o acesso será totalmente livre. Durante a apresentação feita no evento, ocorreram alguns bugs, principalmente em algumas funções adicionais do Wave. Na maior parte do tempo, contudo, o serviço permaneceu bastante estável.
Já existem ferramentas que integram o Google Wave ao Blogger, Google Maps, Twitter e ao Google Search. Um robô chamado Rosie também consegue traduzir mensagens à medida que são digitadas. É possível também arrastar fotos direto para o browser para compartilhá-las com outros usuários e criar álbuns colaborativos.
Stephanie afirmou que a equipe de desenvolvimento não está preocupada com formas de incorporar anúncios do Google ao Wave. "Estamos focados em melhorar a experiência do usuário e em fazer um bom produto", disse. "Essa é uma das grandes vantagens do Google: você se concentra primeiro em inovação."
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário