23 maio, 2010

30 anos de Pac-Man

email icon

Nesta semana um dos jogos mais divertidos de todos os tempos completa 30 anos! Pac-Man, aka “Comi-Comi”, criado pelo japonês Tōru Iwatani, é um dos games mais antigos e celebrados de que se tem notícia. Nem as tentativas de transformar o personagem nalgo com cara (literalmente) ou os terríveis jogos plataforma da série, tiram o brilho desse trintão que ainda diverte jovens e adultos.

Para celebrar essa importante data no mundo dos games e da cultura pop em geral, o Google fez algo inédito: criou um doodle “jogável”. O clássico jogo foi adaptado ao formato da logo do Google, e clicando no botão “Insert Coin” (“Insira moeda”), onde normalmente fica o “Estou com sorte”, a jogatina começa. E não se engane: o joguinho não tem nada de Flash, foi feito puramente com HTML5 com JavaScript.



Há dois detalhes bacanas sobre esse doodle: ele ficarou em vigor por dois dias, e há um easter-egg , o modo multiplayer para dois jogadores locais. Basta clicar novamente no botão Insert Coin, e Ms. Pac-Man aparecem controlável pelas teclas WASD.

Para fechar, você sabia que o nome original do jogo é “Puck Man”, e que só foi alterado para Pac-Man nos Estados Unidos pela Midway por receio da empresa de que vândalos alterassem a letra “P” para “F” formando uma palavra não muito apropriada para ambientes frequentados por crianças e famílias?

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

Arquivo do blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo