12 janeiro, 2011

Vidro mais forte que o aço.

email icon

Uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos anuncia o desenvolvimento de um novo tipo de vidro metálico que é extremamente tolerante ao dano, e que é mais forte e mais resistente do que qualquer outro material.
Na verdade, parece que o material é mais forte que o aço também. O que é ainda mais interessante é que as versões deste tipo de vidro já estão sendo desenvolvidos, e poderão ser disponibilizados em breve.
Peritos do Departamento de Energia dos EUA (DOE) ‘s Lawrence Berkeley National Laboratory (Berkeley Lab) trabalharam em estreita colaboração com colegas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) para criar o material.

O material é composto por uma variedade de microligas, que contém o metal paládio. A química tem uma alta taxa de rigidez . Isto significa que é mais fácil para ele resistir a fragilidade que é característica para a maioria dos materiais vítreos.


“Estes resultados marcam a primeira utilização de uma nova estratégia para a fabricação de vidro metálico e acreditamos que podemos usá-lo para fazer o vidro que será ainda mais forte e resistente”, explica o cientista Robert Ritchie.
O especialista tem uma nomeação como um cientista de materiais no laboratório de Berkeley. Ele também foi o líder dos pesquisadores que realizaram o trabalho na parte da instalação DOE.
“O resultado é que o vidro sofre extensa plasticidade em resposta ao estresse, permitindo que ele se curve ao invés de rachar e qeubrar”, diz Ritchie. Ele também é baseado na divisão de ciências dos materiais.


O especialista trabalha em ciência dos materiais e departamento de engenharia da Universidade da Califórnia em Berkeley (UCB) também. Ele é um dos co-autores de um livro novo que descreve a investigação.




O trabalho, intitulado “Um vidro tolerante ao dano”, foi publicado na última edição da revista Nature Materials.

Fonte

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

Arquivo do blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo