26 junho, 2012

Cientistas criam rede sem fio ultrarrápida

email icon

Cientistas criaram uma nova forma de transmissão de dados sem o uso de fios com velocidades que chegam a até 2,5 terabits por segundo. Esta velocidade seria suficiente para transmitir múltiplos filmes completos em Blu-ray a cada segundo.

A equipe de cientistas, que inclui pesquisadores norte-americanos e israelenses, usou um conceito bem engenhoso: as ondas eletromagnéticas que levam os dados são “retorcidas” e transformadas em vórtices:






Segundo o site ExtremeTech, os sinais em forma de vórtice utilizam um momento angular orbital (OAM) para reunir ainda mais dados do que os sinais “normais”. Além disso, o site afirmou que os cientistas utilizaram o que há de melhor nos protocolos de transmissão de dados (como Wi-Fi e LTE) e modularam o momento angular de spin (SAM) das ondas de rádio para conseguir atingir altas velocidades.

Atualmente os pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e da Universidade de Tel Aviv foram capazes de transformar em vórtices oito corrente de dados juntas, cada uma delas com velocidade de 300Gbps. Assim a velocidade total de transmissão de dados pôde chegar a 2,5 terabits por segundo.

Embora os dados tenham sido transmitidos apenas a uma distância de um metro, os cientistas acreditam que o limite máximo seja de 1 quilômetro.


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo