06 junho, 2012

Usabilidade no Windows 7

email icon


O Windows 7 traz diversas novidades em usabilidade para facilitar a vida do usuário. Essas melhorias ajudam muito o dia-a-dia do internauta, e podem economizar muitas horas de trabalho durante um ano. Abaixo estão as dez principais novidades e melhorias de usabilidade do Windows 7:

1. Aero Shake
Se você quer se focar em apenas uma janela, tendo muitas delas abertas, o Aero Shake te ajuda muito: basta você clicar na parte de cima de janela e sacudi-la, e todas as demais janelas são imediatamente minimizadas, mantendo aberta apenas a janela que você escolheu. Ao sacudir novamente, as janelas minimizadas voltam às suas posições anteriores.

2. Aero PeekO Aero Peek trabalha de duas maneiras. A primeira permite tornar transparente todas as janelas abertas, bastando você pausar o cursor do mouse na extremidade direita da barra de tarefas (há um retângulo ali), e com isso você pode enxergar o seu desktop e encontrar ali o que você procura. A segunda é manter o cursor do mouse  sobre a miniatura  na barra de tarefas: isso fará com que esta janela permaneça visível no desktop, enquanto todas as demais janelas se tornam transparentes.

3. Aero Snap
Com ele, você redimensiona as janelas abertas de maneira rápida e eficiente:

- arraste a barra superior da janela para o topo do desktop, e a janela ocupará a tela toda
- arraste a janela totalmente para a esquerda, e ela ocupará a metade esquerda da tela
- arraste a janela totalmente para a direita, e ela ocupará a metade direita da tela

Isso permite facilmente ter duas janelas abertas, cada uma ocupando metade da tela 
 
4. Conexão à rede aprimoradaNo Windows 7, a conexão a redes tornou-se algo simples e rápido: basta abrir uma janela com a lista delas e clicar na rede que você pretende acessar. A janela Exibir Redes Disponíveis lista todas as redes com fio e sem fio, além de redes corporativas, Wi-Fi, banda larga móvel e VPN.

5. Grupo Doméstico
Nós publicamos recentemente um tutorial de uso do Grupo Doméstico, mostrando como é simples e rápido compartilhar documentos, fotos e vídeos entre computadores sem que o usuário tenha necessidade de conhecimento sobre rede local, pastas e segurança. 

6. PesquisaO Windows 7 tem uma caixa de busca no menu Iniciar - e ali você procura rapidamente algum programa, pasta, arquivo ou mensagem de e-mail que você esteja procurando. A pesquisa é integrada ao sistema operacional, e permite inclusive fazer a busca em discos rígidos externos, outros computadores da rede local ou Grupo Doméstico, e nas bibliotecas deles.

7. Dispositivos e ImpressorasA nova área de dispositivos pode ser acessada na janela do Menu Iniciar e centraliza as principais funções deles em uma interface simples e amigável. Você não precisa procurar aonde estão instaladas as ferramentas de configuração da impressora, webcam, smartphone, scanner e demais periféricos do seu computador, pois elas estão centralizadas na área de Dispositivos e Impressoras.

8. Central de Ações
Com o Windows 7, você decide quais programas podem emitir avisos através de janelas pop-ups na barra de tarefas. A Central de Ações permite fazer isso, além de reunir em uma única janela os principais avisos de segurança e manutenção do sistema operacional. Ela pode ser acessada através do Painel de Controle ou  na barra de tarefas, através do seu ícone (uma bandeira).

9. Reproduzir Em (PlayTo)Essa novidade permite você reproduzir vídeos e músicas diretamente em outros computadores, TV ou aparelho de som, bastando utilizar uma rede sem fio para isso.  Desta maneira, se você tem um laptop ligado na TV da sala e um computador no seu quarto, você pode assistir filmes armazenados no computador do quarto diretamente na TV da sala.

10. ClearTypeA tecnologia ClearType foi desenvolvida para tornar mais legível os textos de telas LED/LCD e até mesmo de monitores antigos. Isso permite um ganho de 5% na velocidade de leitura de textos com essa tecnologia habilitada. A própria fonte Segoe UI utilizada no Windows 7 é otimizada para uso com ClearType, tornando a sua leitura mais agradável. Para acessá-la, digite “ClearType” (sem as aspas) no campo de busca do menu Iniciar, e aparecerá ali a opção “Ajustar texto ClearType”.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo