29 setembro, 2009

14 extensões para o Google Chrome

email icon

Agora é pra valer: começaram a surgir as primeiras extensões para o navegador Google Chrome. O navegador entra de vez na briga de navegadores contra o Firefox.

O sistema de gerenciamento ainda não está pronto, mas já é possível instalar os complementos, usá-los e removê-los. O número de opções também nem se compara ao do navegador da Mozilla, que possui muitas extensões com diversas funções bem úteis. Outro problema, é que as atualizações periódicas do browser do Google (aquelas que você faz e não nota nenhuma diferença no visual do navegador) podem fazer algumas das extensões pararem de funcionar, coisa que também acontece com o Firefox.



Apesar de poucas extensões e esses problemas com atualizações, o Google Chrome se destaca por ser um browser leve e rápido, a melhor opção para computadores fracos, com pouca memória.
Para começar a usar as extensões, é necessário instalar a versão de desenvolvimento do Chrome, que é bem instável e sujeita a bugs. Primeiramente, baixe o navegador Google Chorme. Depois, é a vez de fazer o download do Chrome Channel Changer. Execute o programa e escolha usar o Dev Channel. Atualize o navegador e reinicie. Feche de novo. Vá então ao ícone do Chrome, clique com o botão direito do mouse e selecione “Propriedades”. No final da área “Destino”, inclua a expressão –enable-extensions. Agora, execute o Chrome por esse atalho.

A instalação dos complementos é simples. Baixe o arquivo no formato .crx e arraste-o para dentro do navegador. Pronto. Ao contrário do Firefox, não é preciso reiniciar. Para remover, digite chrome://extensions na barra de endereços e clique no botão Uninstall da extensão que pretende eliminar. Os add-ons que eu postei foram testados pela INFO, a fonte desse post. Mas você pode encontrar outras extensões no Chrome Plugins.




Adblock+, Adsweep e Fanboy’s Element Hider: são as extensões mais odiadas pelos publicitários, pois servem para bloquear anúncios. No Adblock+, a função é ativada por Alt+B. O Adsweep remove automaticamente a propaganda e o espaço que ela ocupava. Como o seu desenvolvimento foi descontinuado, um programador criou o Element Hider.

Aniweather: mostra a previsão do tempo. É só passar o mouse sobre o ícone, na barra inferior do navegador. Não funciona direito com a versão 3.0.192.1 do Chrome (é impossível alterar as configurações).

Chritter: Permite ler as últimas atualizações do Twitter na barra inferior do Chrome. Dá também para visitar os links indicados.

Cleeki: adiciona funções semelhantes às dos aceleradores do IE 8, mas é um pouco lerdo para carregar páginas.

DblClickDial: Faz desaparecer a página inicial do Chrome quando se cria uma nova aba. Se o internauta quiser acessá-la, é só clicar duas vezes na área em branco.

Delicious Bookmarks: É bem mais básica do que a versão para Firefox. Permite apenas salvar bookmarks no site Delicious, do Yahoo!.

Extensible Video Downloader: Permite baixar vídeos do Youtube, Break.com, Google Video, Metacafe, Dailymotion. É só clicar no ícone que aparece logo acima da imagem.

FlashBlock: Bloqueia todos os elementos em Flash da página. As áreas são substituídas por um botão de “play”. É só clicar neles para executar animações, vídeos, etc. Para habilitar ou desabilitar, pressione Alt+F. Já Ctrl+clique salva o flash/vídeo.

Gmail Checker: Mostra o número de mensagens não lidas na caixa de entrada do email do Google. Pressione o botão e uma aba carrega o Gmail. Atenção: baixe a versão 12, cujo link está no fim da página.

Mouse Gestures by Tordex: Adiciona ao navegador controles por gestos do mouse. Pressione o botão direito, movimente e solte. Para esquerda, volta. Para baixo, cria uma nova aba. Para baixo e para a direita, fecha a aba. E assim por diante.

Sticky Notes: Abre uma janela para anotações, como um post-it embutido no browser.

TP Google Reader: Permite assinar RSS de sites, além de abrir automaticamente novos itens em abas. Ficou meio baleado depois que o Chrome foi atualizado para a versão 3.0.192.1.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

Arquivo do blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo