30 setembro, 2009

A ARTE DE ADMINISTRAR - EMPRESA X CASAMENTO

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A profissão de administrador foi reconhecida há 44 anos, e pode ter carteirinha de administrador todo o indivíduo que tenha cursado o ensino superior e obtiver o título de Bacharel em Administração. Mas administrar faz parte da arte e da vida de cada um. E não é exercício ilegal da profissão administrar alguma coisa. Sigamos o exemplo de nossos administradores públicos, que galgam esse nome, mas a imensa maioria não se formou em faculdade alguma. Ainda, muitos nem pisaram em uma faculdade. 

Deixando as críticas de lado, voltamos para o cotidiano. Administrar uma empresa própria, nossas finanças pessoais, nossos compromissos e até mesmo nosso corpinho é fundamental, e para isso não se precisa de estudo fundamentado em torias Weberianas ou Tayloristas. É essencial sim muito conhecimento, principalmente o empírico (como diz a frase “minha escola é a vida”?). Pois é amigo, mas aposto que todas essas são barbadas perto de uma específica área administrável: o CASAMENTO. Ah, o Casamento. Podemos dizer que é a que mais se aproxima com a administração de uma empresa. Por que? Tentarei explicar em 9 breves itens:




1 - Se você não tiver um bom fluxo de caixa, companheiro, a empresa quebra. Se contecer no casamento, mulher nenhuma fica contigo e aquele amor todo acaba rapidinho, pode apostar.

2 – Se você não tiver um bom atendimento e uma boa cortesia, o cliente vai embora e não volta mais. E no casamento? Experimenta um tratamento inadequado ao conjuge para ver o que acontece.

3 – Tanto na empresa quanto no casamento, dez atitudes excepcionais não são mais que a obrigação de contrato. Agora, um erro ou uma falta de atenção, são inadmissíveis, e o perdão torna-se muito custoso.

4 – Inovar a oferta de produtos. É amigo, tanto em um como em outro, se você não tiver um produto bom e moderninho, a loja do lado tem.

5 – Pós-venda. Tem até uma celebre frase. Quem não presta assistência, abre espaço para a concprrência.

6 – Tanto o cliente quanto a companheira, adora que você lembre deles quando menos esperam. Surpreenda-os.

7 – Os filhos são os seus funcionários. As mesadas, são os salários. Ambos tem que fazer jus, mas os filhos não dá para demitir.

8- Reuniões períodicas e DR's são absolutamente chatas. Mas necessárias. A diferença é que na empresa, quem dita a regra é você (caso seja o chefe, se não nem lá); e, por último

9- Passe somente as horas necessárias, com cada um dos dois. O que sobrar num lado, pode faltar no outro. E daí, das duas uma. Ou dá um rombo nas contas da empresa, ou começa a “dor-de-cabeça” (no pior sentido mesmo).


Podem existir muito mais itens que ligam essas vertentes da sociedade. Pode ser até que soe um pouco machista, mas não é essa a intenção. Veja com bons olhos. Adminstrar um casamento é uma grande arte. Mas tudo isso torna-se secundário, se o que prevalecer na empresa for dedicação e vontade e se no casamento ouver amor verdadeiro.


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