Comprar Com Segurança Na Internet: Dez Regras A Seguir
A Aedgency, uma empresa europeia especializada em marketing baseado em desempenho, elaborou os dez mandamentos de compras online em comemoração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que aconteceu nesta segunda-feira, 15 de março.
Estas orientações fazem parte do programa popular da Aedgency para os consumidores, com o qual a empresa visa ajudar o usuário a proteger os seus direitos quando eles estão online tentando encontrar as melhores pechinchas.
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor é inspirado no discurso de John F. Kennedy para o Congresso em 1962, sublinhando a necessidade de proteger os direitos dos consumidores, descrito pelo presidente como "o maior grupo econômico que é influenciado por, e por sua vez influencia, a maioria das decisões econômicas públicas e privadas".
Kennedy destacou quatro direitos fundamentais: o direito à segurança, o direito de ser informado, o direito de escolha e o direito de ser ouvido.
Ecoando esses quatro princípios, a Aedgency elaborou dez regras simples que os consumidores podem seguir para obter o máximo das compras online e garantir a sua segurança.
- Tirar o melhor proveito dos recursos da Internet para encontrar as melhores pechinchas. A rede oferece vários canais para busca de produtos e serviços que vão desde motores de busca principais até ferramentas especializadas em fazer compras, tais como serviços de comparação de preços e sites de coupons.
- É possível receber o pedido tipo "opt-in" para alguns destes serviços web (que é uma prática que prevê o registro voluntário para que o usuário possa usar algumas ferramentas específicas, em troca, por exemplo, receber ou exibir publicidade). Mas preste atenção aos sites de phishing: se um site requer que você digite informações pessoais, assegurando que sejam estritamente necessárias para a conclusão da compra.
- Certeza da autenticidade do site ou serviço ao qual você está considerando fazer a sua inscrição. Tome seu tempo para visitá-lo: quanto mais você souber sobre o serviço, maior será a confiança.
- Ler com atenção também sinais escritos em letras pequenas. Certifique-se de saber quem irá adquirir os dados, como serão tratados e protegidos, e como exercitar o direito de acesso e de exclusão.
- Reler os termos e condições de uso do site ou serviço antes de aceitar, por exemplo, para aprender sobre o simples processo de "opt-out" se você não quiser mais usar o serviço. Depois de seguir estas instruções, se decidir finalizar a compra, lembre-se:
- Verifique se a página que está acessando é segura e autêntica. Veja a barra de endereços: um site seguro começa com "https://". O "s" indica que este é um local protegido. Verifique se há um cadeado fechado ou o ícone de uma chave na parte inferior da página, se você sai da página ou insere o número do cartão de crédito. Se clicando em um desses símbolos, vê o certificado de segurança.
- A tecnologia é sua parceira. Use as páginas de descontos, sites de cashback, promoções e cupons para obter as melhores pechinchas.
- Verifique o status e tempo de entrega. Compare os diversos fornecedores e escolha aquele que melhor atenda as suas necessidades.
- Informações pessoais pertencem à pessoa que é responsável pelo seu tratamento, assim como quaisquer terceiros. Lembre-se de excluir qualquer informação pessoal do disco rígido do seu computador se usar uma estação de trabalho pública ou compartilhada.
- Guarde todos os e-mails com informações sobre encomendas, confirmações de compras e recibos electrônicos para que possa exercer o direito de cancelamento e reembolso, se necessário.
O primeiro Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi realizado 15 de março de 1983, e desde então tem sido celebrado todos os anos.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário