19 março, 2010

Twitter lança encurtador de URLs próprio visando segurança

email icon

Os ataques do tipo phishing mais comuns no Twitter são realizados através do envio de links via direct message (DM) e notificações por e-mail de novas DM. Mascarados pela trivial URL encurtada, que embora sirva para economizar espaço, oculta do usuário o destino daquele link, vez ou outra o alarme soa no serviço de microblog, avisando sobre novas tentativas de capturar senhas e outras “coisas ruins” derivadas delas.

O time de segurança e confiabilidade do Twitter, nesses casos, tem apenas poder reparador, ou seja, consegue detectar esses ataques só depois que eles começam. Mas isso está prestes a mudar…

No blog oficial do Twitter, @delbius, diretor do time de segurança do serviço, anunciou um novo encurtador de URLs. A princípio restrito a DMs e e-mails de notificação, esse novo serviço, que utiliza a URL twt.tl, torna possível ao Twitter prevenir ataques que utilizam URLs mascaradas para se propagarem.
 
Embora ainda restrito a áreas específicas do serviço, fica no ar a dúvida se, futuramente, o bit.ly será substituído como encurtador “oficial” do Twitter. Antes dele, o TinyURL era o principal, e foi apenas após a mudança que o bit.ly, graças ao uso maciço derivado do microblog, ganhou fama e popularidade.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

Arquivo do blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo