Compatibilidade dos Browsers
Cada browser possui um motor de renderização (rendering engine) encarregado de exibir o conteúdo do documento web para o usuário.
Analizando e agrupando os browsers pelo tipo de motor que eles utilizam é possível identificar mais facilmente quais e quantos usuários são impactados pela compatibillidade (ou não) dos recursos do HTML 5 que você implementou em seu projeto e, se for o caso, readequá-lo ao perfil dos seus usuários.
Motor | Browsers |
Gecko | Firefox, SeaMonkey, Camino, K-Meleon |
KHTML | Konqueror |
Presto | Opera, Opera Mobile, Nintendo Wii, Nintendo DS e DSi |
Trident | Internet Explorer |
WebKit | Google Chrome, Safari (incluindo iPhones e iPads),Epiphany, Adobe AIR, Adobe Dreamweaver CS5, Android, Palm webOS, Symbian |
A cada nova versão mais recursos são suportados e a concorrência entre os fabricantes é grande de maneira que quando um fabricante implementa uma funcionalidade é seguido de perto pelos demais.
Para acompanhar e registrar estas rápidas mudanças, existem alguns sites de referência :
• http://html5test.com
Testa e avalia a compatibilidade do seu browser
Testa e avalia a compatibilidade do seu browser
• http://html5readiness.com
Mostra com o suporte ao HTML5 evoluiu de 2008 até hoje
Mostra com o suporte ao HTML5 evoluiu de 2008 até hoje
• http://caniuse.com
Exibe tabelas de compatibilidade para recursos de HTML5, CSS3, SVG e outras tecnologias web
Exibe tabelas de compatibilidade para recursos de HTML5, CSS3, SVG e outras tecnologias web
Para analisar de maneira mais específica e detalhada o suporte às implementações é possível utilizar o Modernizr (http://www.modernizr.com) uma biblioteca JavaScript que detecta a disponibilidade de implementações nativas para HTML5 e outras tecnologias web.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário