07 novembro, 2011

Brasileiros levam três medalhas de ouro em competição internacional de robôs

email icon

A equipe RioBotz, formada por alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), conquistou três medalhas de ouro nas quatro categorias de mais prestígio da ComBots Cup Robot ComBat Championship, que ocorreu no final de outubro em San Mateo, na Califórnia.

O time levou sua série de robôs Touro, um para cada categoria do torneio. O peso-pena Touro Feather  foi um dos vencedores após derrotar o oponente americano com um cilindro que roda a 8 mil rotações por minuto e joga o adversário para o alto.


Cada luta dura três minutos e acaba se um robô for jogado para fora da arena ou parar de funcionar. Caso ambos os competidores “sobrevivam” no final do tempo, os juízes avaliam o desempenho de cada um por pontos, levando em conta fatores como o dano e a agressividade das máquinas, comandadas por controle remoto.

Uma das atrações do evento era a dobradinha entre duas máquinas da RioBotz. Mas a equipe resolveu abrir mão da batalha e dar a vitória a uma delas, para poupar o robô, como explica Marco Antonio Meggiolaro, professor do CTC/PUC-Rio e coordenador da equipe. De qualquer forma, o saldo foi positivo. "Tivemos uma participação maravilhosa este ano”, avalia.

A RioBotz, formada há pouco mais de oito anos, coleciona mais de 50 títulos, tanto nacionais quanto internacionais. A equipe agora se prepara para próxima competição da Robogames, que acontece em Tóquio, no Japão, em 2012.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

Arquivo do blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo