29 julho, 2009

Dicas para Twitter

email icon


O Twitter foi criado para ser um micro-blog, ou seja, um espaço na internet onde você pode publicar as informações que você quiser. O termo micro-blog é porque o Twitter só permite enviar mensagens curtas de até 140 caracteres.

As mensagens enviadas pelos usuários geralmente vão falar sobre O que você está fazendo agora, a principal pergunta no site do Twitter.

Como utilizar esta ferramenta que tanto se houve falar?

Ok, você chegou ao Twitter, mas não entende patavinas do negócio. Quer participar, mas não tem a mínima idéia por onde começar, o que faz com que muita gente abra uma conta e ela fica zerada a vida inteira. Diante da tela pouco amigável do Twitter e ainda por cima em inglês, qualquer iniciante treme. É ai que entra o meu esforço para explicar sem esmiuçar, fazendo força para não apelar ao nerdetêz, tecniquêz e outras linguagens herméticas que o povo não vai entender mesmo. Então, vou tentar dar algumas respostas sem recorrer a elas, usado só os termos que o próprio Twitter usa.

O que é o Twitter?

É uma rede que estimula seus usuários a responder a seguinte pergunta “O que você está fazendo?”.

Como funciona o Twitter?

Você cadastra um perfil, coloca um nome de usuário e senha e está pronto para responder à pergunta. A princípio a coisa foi pensada para funcionar como um diário abreviado, um meio para você conseguir se relacionar com seus amigos, saber o que eles estão fazendo e ao mesmo tempo, eles tomarão conhecimento das suas correrias.

Como entender o Twitter?

O que parece complicado à primeira vista, é muito simples. Você tem que entender que o sistema se divide basicamente em:

Seguidores (Followers): São as pessoas que te seguem.
Seguidos (Following): São as pessoas que você segue.

O que é o Update?

Cada mensagem que você escreve é um Update. Ela é limitada a 140 caracteres, o suficiente para explanar uma pequena idéia que caiba no espaço reduzido de um torpedo SMS.

O que o reply?

Quando você sente necessidade de responder algum Update de um dos seus Seguidos, pode usar o recurso do Reply. Note que na sua pasta vão aparecer só os Updates dos seus Seguidos. Os Updates dos Seguidores que você não segue não aparecerão na sua caixa de entrada(timeline).

O que é Mensagem Direta (Direct Message)?

Você pode enviar Replies par qualquer usuário, mesmo àqueles que você não está seguindo e mesmo par aqueles que não são seus seguidores. Contudo, existe um problema, estes Updates são públicos, isto quer dizer que todos os seguidores daquele que recebeu o Reply poderão ler o Update.

Quando você quiser enviar uma mensagem privada, terá que usar o recurso da Mensagem Direta. Mas, há um problema, o Twitter só habilita a Mensagem Direta na condição única em que você segue um usuário e ele o segue simultaneamente. Para todos os seus Seguidos que também são seus seguidores, você poderá enviar Mensagens Diretas.

Como descubro se posso mandar Mensagem Direta para uma pessoa que estou seguindo?

Vá até a primeira coluna dos seus Seguidos (Following_me) e aperte no perfil da pessoa: na coluna da direita onde está escrito “Actions” e se a pessoa for simultaneamente uma Seguidora vai aparecer a opção “Message nomedapessoa”.

O que faço para deixar de seguir uma pessoa?

Você vai clicar no perfil do desinfeliz e apertar no botão “Following”, quando vai se deparar com a seguinte mensagem “You follwing nomedapessoa” e o botão “Remove” do lado. Quando você apertar neste botão, esta pessoa vai desaparecer da sua “timeline”. No entanto, isto não impede que esta pessoa continue te seguindo.

O que faço para bloquear uma pessoa?

Existe o botão “block” tanto nas páginas de listas de perfis, quanto na página do perfil. Quando você não quiser de jeito nenhum que uma pessoa leia os Updates, então a única foram de bani-la da sua lista de seguidores é bloqueando-a. Quando você aperta no botão “Block”, a seguinte mensagem é exibida “Are you sure want to block this person?” Traduzindo: Você gostaria realmente de bloquear esta pessoa?

Veja o que o ato de bloquear significa:

- Você não verá mais esta pessoa na sua lista de contatos;
- os seus updates não serão mais acessíveis pelas pessoas bloqueadas;
- a pessoa bloqueada não será mais capaz de adicioná-lo como amigo.

Posteriormente você poderá desbloquear as pessoas que foram bloqueadas, depois disto ela volta o status anterior de amiga. Não use este recurso desnecessriamente.

Em que situação é aconselhável bloquear pessoas?

O recurso do bloqueio é a ação mais grave que se pode tomar no Twitter. Você deve reservar esta extrema unção para assuntos graves tais como ofensas, ameaças, SPAM, vírus, palavrões, etc.

Quando recebo seguidores gringos me oferecendo “computadores de graça”, bastando preencher um formulário com nome, endereço, email, etc., estes eu queimo na hora com o Block porque não quero nem que constem da minha lista de seguidores.

Posso tornar meus Updates privativos?

Sim, através do recurso que pode ser acionado através do painel “Settings” -> “Account”. Na parte inferior da página de configuração você encontrará a caixa “Protect my updates”. Cheque esta caixa e os seus Updates só poderão ser lidos por quem você conceder permissão.

GLOSSÁRIO

  • Tweet: Tweet é o nome dado aos posts do twitter.
  • Follow: Ato de seguir um usuário no twitter.
  • Unfollow: Deixar de seguir um usuário.
  • Reply: Responder, você pode usar para comentar o tweet de alguém ou mesmo bater um papo rápido.
  • Retweet: Alguém postou um tweet interessante? Poste-o novamente usando um RT e o @usuario no início.
  • Dm: Direct Message – Mensagem Direta. Você pode usar esse recurso para conversar com outros usuários reservadamente.

Existem também algumas nomenclaturas que podem ser utilizadas nas mensagens do Twitter para executar algumas funções:

  • FOLLOW: para receber atualizações de um usuário específico. No caso FOLLOW usuario se quiser receber as minhas atualizações.
  • ON / OFF: receber (ou não) pelo messenger as atualizações de seus contatos. Se quiser especificar somente para um
    usuário, utilize ON ou OFF nome_do_usuário;
  • GET nome_do_usuário: para receber as últimas atualizações de um usuário;
  • NUDGE nome_do_usuário: para lembrar seu contato de atualizar suas mensagens;
  • WHO IS nome_do_usuário: para receber informações sobre o perfil do usuário;
  • HELP: para receber um texto de ajuda (em inglês);
  • d nome_do_usuário: para mandar mensagem confidencial para um usuário;
  • @nome_do_usuário: para mandar mensagem pública indicando que é voltada para um usuário.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

Arquivo do blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo