31 julho, 2009

Elétrons podem revolucionar computadores

email icon

Experimento provou que elétrons podem ser divididos em duas novas partículas – o que pode ajuda no desenvolvimento da computação quântica.

Até hoje, não havia sido possível demonstrar a divisão dos elétrons em suas propriedades de magnetismo e carga elétrica. No entanto, pesquisadores da Universidade de Cambridge conseguiram comprovar uma hipótese pensada pelo físico Duncan Haldene em 1981. Ele conjecturou que, se colocados em fios muito estreitos e sob temperaturas extremamente baixas, os elétrons modificariam seu comportamento, separando magnetismo e carga em duas novas partículas: os spinons e os holons.

Em um artigo disponível somente para assinantes da Science, os cientistas Yodchay Jompol e Chris Ford descrevem como conseguiram comprovar o feito.

O desafio era confinar os elétrons de forma apertada o suficiente em um fio quântico, e aproximá-lo o bastante de uma placa de metal para que os elétrons desta pudessem “pular” para o fio. O experimento revelou que, ao entrar no fio, a partícula precisa se dividir, formando spinons e holons claramente visíveis pelos pesquisadores.

As medidas foram feitas à gélida temperatura de um décimo de grau abaixo do zero absoluto, ou -273o Celsius.

As pesquisas com os fios quânticos estão ligadas ao desenvolvimento de novas formas de computadores, também chamados quânticos. Eles seriam capazes de trabalhar com a superposição de informações: ao invés de armazenar “1” ou “0” em bits, eles poderia guardar os dois números em seus chamados “qubits”.

Entender melhor as propriedades do elétron pode levar a desenvolver essa tecnologia mais rapidamente, melhorar as teorias de supercondutividade em geral e, claro, ajudar a compreender as bases da física.



4 Comentários:

Aline disse...

noooooossa o que mais vão descobrir...

leticia disse...

muito legal
gostei muito da pesquisa .

SaoryEmanoelle disse...

Uau, muito bom mesmo! Concordo com a Aline: "O que mais falta descobrirem"?

Anônimo disse...

nossa é muito legal isso, que interessante por pensar que sao pequenas particulas que nao podemos ver nem com um microscópio normal muito legal adorei muito chou me ajudou muito
by vitor e ricardo

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

Arquivo do blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo