26 agosto, 2010

Dia 27 Marte estará do Tamanho da Lua!

email icon

As Interwebs estão repletas de emails anunciando, e é verdade! É um fenômeno astronômico impressionante. Marte estará a 314 milhões de Km da Terra. O céu estará repleto de estrelas, totalmente sem nuvens. Um pouco acima de Vênus contra a escuridão da noite você verá o Planeta Vermelho, com diâmetro angular entre 29.3 e 34.1 minutos, aproximadamente o mesmo tamanho da maior Lua Cheia que já viu.
As principais características geográficas (ou martográficas) serão facilmente discerníveis. Aproximadamente no Equador, acompanhando a linha imaginária temos o Vale Marineris. 4 mil quilômetros de comprimento, até 200Km de largura em alguns pontos e chegando a 7Km de profundidade. Partes dele ainda estão em pleno dia então já é noite fechada em outras, as diferenças de temperatura criam um clima próprio como algo nunca visto na Terra.
Um pouco acima à esquerda, o Monte Olympus, o maior vulcão do sistema solar, 3 vezes mais alto que o Everest, sua base tem 550Km de largura. É algo que transforma qualquer Vesúvio em anão.
Isso tudo você verá amanhã, sem telescópio, a olho nu. Será lindo!
Claro, só será possível se você estiver em uma nave espacial, orbitando Marte a uns 700 mil Km de distância.
Sério, esse hoax começou em 2003, quando a Mecânica Celeste trouxe Marte e Terra a sua maior proximidade em 60 mil anos: 56 milhões de Km. Vejamos, hoje Marte está a 314 milhões. Quer dizer que Marte esteve 5.607142857142857 vezes mais próximo. OK, mas em uma escala de milhões de Km, NÃO IMPORTA. Marte tem 3.396Km de raio, 3.396Km em 56 milhões é tão titica de cocô quanto em 314 milhões. 
Neste site aqui há uma ferramenta (ia dizer applet mas gorfei) em Flash onde dá pra simular a órbita dos dois planetas e ver como estão afastados. A próxima vez que estarão mais juntinhos será em 2011. Dá para ver inclusive o tamanho aparente de Marte em um telescópio. Spoiler Alert: Menor que a Lua.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

Arquivo do blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo