08 julho, 2011

iPhone vira astronauta e vai à Estação Espacial Internacional

email icon

Além do inevitável clima de fim de festa, a última missão do ônibus espacial Atlantis pelo cosmos — que tinha decolagem prevista para esta quinta-feira caso o tempo no Cabo Canaveral colaborasse, o que até agora não parece ser o caso — irá levar em sua bagagem dois iniciantes no mundo das viagens espaciais: um par de iPhones 4.
Durante sua jornada até onde nenhum outro celular jamais esteve, os smartphones estarão carregados com o app SpaceLabs (aliás, ele está disponível na App Store por US$ 1), que usará os diversos recursos dos todos poderosos telefones da maçã como substitutos mais econômicos a caros equipamentos feitos sob medida para pesquisas espaciais.
Uma vez em órbita, os aparelhos serão instalados na Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) e terão a missão de medir a altura e curvatura da terra, além de usar suas câmeras para “observar” os contornos da crosta terrestre e assim localizarem sua posição no globo (só lembrando que não há sinal de GPS no espaço).
A ideia da Nasa é permitir que futuras naves espaciais sejam capazes de se localizarem sozinhas caso se percam enquanto navegam na órbita baixa da Terra e voltem em segurança para casa.
Os telefones foram certificados como aptos a viagens espaciais pela empresa NanoRacks, companhia que presta serviços ao governo norte-americano em suas pesquisas relacionadas à ISS. Ainda assim os aparelhos serão constantemente nonitorados pela Nasa, que periodicamente irá avaliar como os aparelho enfrentarão os rigores das viagens espaciais, principalmente a alta radiação espacial.
Fonte: Mashable.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

Arquivo do blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo