05 julho, 2011

Protocolo BitTorrent completa 10 anos

email icon

O programador Bram Cohen começou a trabalhar no protocolo peer-to-peer (P2P) BitTorrent em abril de 2001. Em 2 de julho do mesmo ano ele postou a seguinte mensagem no Yahoo! Groups:

"My new app, BitTorrent, is now in working order, check it out here -
http://bitconjurer.org/BitTorrent/".

Neste mês de julho, o protocolo criado por ele completa 10 anos de existência.

Cohen criou o primeiro cliente BitTorrent usando a  linguagem Python. A resposta inicial sobre o novo protocolo P2P foi praticamente inexistente. A única resposta que ele recebeu no Yahoo! Gorups dizia: "What's BitTorrent, Bram?...".

Durante o verão norte-americano em 2002, Cohen utilizou pornografia gratuita para atrair beta-testers para o programa. O BitTorrent começou a se popularizar graças à sua capacidade de compartilhar rapidamente músicas e filmes completos online.

Embora Cohen nunca tenha suportado a pirataria, o BitTorrent jamais teria se popularizado se não fosse por ela.

Hoje, o BitTorrent é um dos principais protocolos utilizados para transferência de grandes arquivos. Hoje, algumas empresas disponibilizam demos de jogos e atualizações utilizando ele.

Em novembro de 2004, uma pesquisa mostrou que o BitTorrent era responsável por 35% de todo o tráfego na internet. Os dados mais recentes, disponibilizados em fevereiro de 2009, mostra um valor entre 27% e 55% dependendo da localização geográfica.

O protocolo BitTorrent hoje é mantido pela empresa de Cohen, que também leva o nome BitTorrent. Hoje em dia existem diversos aplicativos que utilizam o protocolo BitTorrent, sendo que o mais popular deles é o µTorrent.

Em janeiro de 2011, a empresa revelou que o BitTorrent e o µTorrent ultrapassaram a marca de 100 milhões de usuários por mês. Uma média diária mostra que 20 milhões de usuários em 220 países utilizam o BitTorrent ou o µTorrent, sendo que ambos já estão disponíveis em mais de 50 idiomas.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

Arquivo do blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo