Você tem ideia de quão grande é a internet hoje?
Desde que o Symbolics.com, primeiro domínio da internet, foi registrado em 15 de março de 1985, os três Ws que definem a web comercial se multiplicaram mais que estrelas em noite sem luz. Isso eu sei e você também. Mas este post é baseado na pergunta: você tem ideia de quão grande é esta equação de multiplicação? Na verdade, ninguém tem. É como olhar para cima e ter a falsa sensação de que se está contemplando todo o céu. Porque ninguém pode mensurar quantos sites realmente existem lá fora, mas – aos curiosos – outras maneiras podem ajudar a construir esse cenário.
Segundo o Daily Changes, um dos portais que se engaja em contar DNS ou, em português, Sistemas de Nomes de Domínios, cerca de 150 mil novas URLs são criadas todos os dias – 21% a mais do que há dois anos. O Google, por sua vez, já informou que tem nada menos que um trilhão de endereços web em sua base de dados… Impressionante, não? Mais ainda se eu revelar o ano em que o Google fez este anúncio: 2008.
Mas apesar do www ser, despido sua maquiagem multimídia, basicamente números e códigos, o que faz dele um dos astros ao redor do qual a vida do homem moderno circula, é o poder de aproximação. Se usarmos quantidade de imagens que postamos, amigos presentes nas redes sociais e vídeos disponíveis, veremos que a internet é uma galáxia inteira. Falou-se nesta semana, por exemplo, que o Facebook pode ter alcançado a marca de 750 milhões de usuários ativos. Ou seja, parcela significativa dos que andam sobre o planeta Terra.
Segundo pesquisa da revista Galileu, se alguém fosse processar à mão a quantidade de dados jogados na internet durante um ano, levaria 2.2 mil vezes o tempo desde a origem do Universo. Nossas câmeras já produzem o que equivalente a 300 exabytes (medida que é igual a 1.024 petabytes, igual a 1.024 terabytes, que equivale a 1.024 GB). A reportagem também calculou, com ajuda da Agência Fapesp, que a quantidade de informações no mundo hoje daria o equivalente a 404 bilhões de CDs, que empilhados iriam até a Lua. Para encerrar, deixo-os com os números que produzimos no ano passado:
107 trilhões de e-mails foram gerados
730 bilhões de vídeos assistidos no YouTube
350 bilhões de postagens no Facebook
25 bilhões de tweets
730 bilhões de vídeos assistidos no YouTube
350 bilhões de postagens no Facebook
25 bilhões de tweets
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário