21 fevereiro, 2009

Apple diz: Jailbreak é pirataria

email icon

Aí está mais um caso a ser discutido sobre a fúria controladora de empresas sobre como as pessoas podem ou não usar seus aparelhos. Os leitores sabem que vários editores do Meio Bit gostam e usam Macs e possuem outros produtos da empresa.

A questão é que o Jailbreak vai totalmente contra tudo o que a Apple prega: controle total sobre seus produtos, do hardware ao software. Eu diria que eles são os xiitas do Copyright. Eles estão usando o Digital Millenium Copyright Act (DMCA) para controlar, por exemplo, a interoperabilidade com outros dispositivos e softwares. Tudo tem que ser pré-aprovado por eles, senão, é ilegal.

Dois pesos, duas medidas de fato. A Microsoft ficou anos na berlinda* por causa justamente de não cooperação com sistemas concorrentes. Isso é justamente o que a Apple não quer: liberdade de escolha. Para eles, se não passar pela lojinha iStore, é ilegal e fim de papo, seu pirata malvadão.

A Electronic Frontier Foundation já se movimenta nos tribunais para que a empresa não transforme algumas centenas de milhares de usuários em piratas com uma canetada.

A coisa mais cretina que uma empresa pode fazer hoje, em pleno 2009, é cercear a liberdade de escolha de um usuário. Não cabe mais dizer o que nós, consumidores, devemos ou não, podemos ou não fazer com um aparelho. Isso é século passado demais e a Apple simplesmente rema na direção contrária. Sabe quem deve estar adorando e torcendo para que eles continuem assim? A concorrência.

Fonte: ExtremeTech

* E continuarão sendo atacados por anos a fio, porque os freetards simplesmente odeiam a empresa e ponto final.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

Arquivo do blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo