21 fevereiro, 2009

Photoshop - Como transformar um dia de sol em tempestade (tutorial)

email icon

Neste tutorial, vamos mostrar como transformar uma imagem de um dia de sol, numa tempestade.

TUTORIAL PHOTOSHOP

Para realizar este tutorial, é preciso ter alguns conhecimentos de Photoshop.

1 - Comece então com uma imagem qualquer, como a mostrada, de seguida. Coloque esta imagem num layer independente e deixe o layer de background com uma cor qualquer;

TUTORIAL PHOTOSHOP

2 - Primeiramente, devemos criar uma máscara das partes claras da imagem (céu, estrada, telhado da casa, etc), de forma a poder escurecer estas áreas. Então, vá ao menu Select e escolha Color Range. Na janela seguinte, utilize o conta-gotas num ponto qualquer do céu e ajute o valor de Fuziness até conseguir algo como mostrado na janela seguinte:

TUTORIAL PHOTOSHOP

3 - Ao carregar em OK, terá feito a selecção das áreas claras da imagem. Com esta selecção e com o layer da imagem activos, pressione as teclas Control C (Windows) ou Command C (Mac), de forma a copiar as partes claras do layer para a memória;

4 - Pressione as teclas Control N (Windows) ou Command N (Mac), para criar um novo layer e, então, pressione as teclas Control V (Windows) ou Command V (Mac), de forma a copiar os conteúdos copiados na etapa 3, da memória para este novo layer. Terá então criado um novo layer que contém apenas as partes claras do layer da imagem;

5 - Vá ao menu Image, Adjustments e escolha Hue/Saturation. Aplique este comando com os valores mostrados na imagem seguinte:

TUTORIAL PHOTOSHOP

6 - Na janela Layers, ajuste a opacidade (Opacity) deste novo layer para 76%. Terá, então, uma imagem como a seguinte:

TUTORIAL PHOTOSHOP

7 - Crie um novo layer acima de todos os outros e pinte manchas escuras, para dar mais naturalidade à cena. Utilize um pincel grande, com Hardness igual a 0 e Opacity de 15%. Se estiver a utilizar um tablet, em vez de rato, ainda melhor será o resultado, que deverá ser similar ao da figura seguinte:

TUTORIAL PHOTOSHOP

8 - Crie um outro layer acima de todos os outros e com o pincel ajustado da mesma forma que na etapa anterior, pinte manchas branca, muito suaves, com opacidade de 10%, à volta da casa. Imagine que um raio caiu na árvore perto da casa e que, por isso, a região iluminou-se.

TUTORIAL PHOTOSHOP

9 - Vamos agora criar o raio. Crie um novo layer acima de todos os outros, seleccione o lápis (Pencil Tool) e ajuste-o com a cor branca, um tamanho de 1 ou 2 pixels e com Hardness de 100%. Com ele, desenhe uma linha tortuosa, de cima para baixo, até atingir o cimo da árvore;

10 - Vá ao menu Layer, Layer Style e escolha Outer Glow, ajustando-o com os parâmetros vistos na imagem seguinte. Isso vai criar um halo à volta da linha recém criada para representar o raio.

TUTORIAL PHOTOSHOP

NOTA: O degrade indicado é de branco para azul (R:124, G:86, B:255).

Feito isso, já deve ter o raio por sobre a imagem.

TUTORIAL PHOTOSHOP

11 - Crie um outro layer acima de todos os outros, vá ao menu Filter, Render e escolha Clouds, para poder criar nuvens. Antes de realizar esta etapa, ajuste as cores de foreground e background da paleta, com um cinza (R:165, G:165, B: 165) e preto, respectivamente.

TUTORIAL PHOTOSHOP

12 - A etapa anterior criará nuvens a cobrir toda a imagem. Então, vá ao menu Edit, Transform, escolha Scale e reduza o tamanho do layer de forma a obter algo como o visto na figura seguinte:

TUTORIAL PHOTOSHOP

13 - Selecione a borracha (Eraser Tool), ajuste-a com Opacity de 20% e apague a região inferior do layer das nuvens criado na etapa anterior, fazendo com que pareçam ser nuvens reais. Depois de conseguir, repita as etapas 11 e 12, com cores ligeiramente diferentes, de forma a criar layers adicionais de nuvens. Terá, então, algo como o visto na imagem seguinte:

TUTORIAL PHOTOSHOP

14 - Crie um novo layer acima de todos os outros, seleccione o Brush Tool (pincel), na barra de ferramentas, ajuste-o com uma cor azul (R: 190, G:244, B:255) e pinte uma bola suave exatamente no ponto onde o raio toca a parte de cima do pinheiro e na área onde o raio sai da nuvem.

15 - Crie um novo layer acima de todos os outros e com um pincel largo, pinte em negro, as regiões superiores da nuvem, de forma a esconder o raio, caso este atravesse a nuvem como o meu (veja imagem anterior). Terá então algo como o visto na imagem seguinte:

TUTORIAL PHOTOSHOP

16 - Vá ao menu File, New e crie uma nova imagem, com 500×5 pixels, totalmente negra;

17 - Vá ao menu Filter, Noise, Add Noise e aplique ruído a esta imagem, com os parâmetros mostrados na imagem seguinte:

TUTORIAL PHOTOSHOP

18 - De seguida, aumente o tamanho da imagem, de 500×5 para 500×50 pixels, de forma a transformar os pontos do ruído em riscos verticais ;

TUTORIAL PHOTOSHOP

19 - Selecione toda a imagem (menu: Select, All) e copie-a para a memória (Control C no Windows ou Command C no Mac).

20 - Volte para a imagem da tempestade e crie um novo layer acima de todos e, então, pressione as teclas Control V (Windows) ou Command V (Mac), de forma a copiar a imagem anterior, da mamória para o layer;

21 - De forma a disfarçar as bordas do retângulo da chuva, utilize a borracha com uma transparência alta, Hardness de 0 e com tamanho de 100 ou mais pixels.

22 - aproveite e rode o rectângulo da chuva para fazê-la cair em ângulo.

Pronto. A sua tempestade está criada!!!!

TUTORIAL PHOTOSHOP

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

Arquivo do blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo