17 dezembro, 2010

Diferença entre redes e mídias sociais

email icon

"Hora" redes sociais, "hora" mídias sociais, o que me confundia um pouco, não conseguia atinar a diferença. Se não prestarmos atenção é muito fácil de se enganar na hora de falar de mídias ou redes sociais, confesso que cheguei a concluir que são sinônimos. Será? Qual é a diferença entre esses dois conceitos? Seriam a mesma coisa? Então decidir pesquisar na web e conclui:

De maneira bem simplificada, quando falamos em redes sociais, nos referimos as relações entre indivíduos mediadas por computador. Já as mídias sociais, são as ferramentas online construídas para permitir esta interação social, a partir do compartilhamento e criação colaborativa de informação.


Para ficar mais claro, vejamos a definição de cada um dos termos, conforme a Wikipédia:

Rede social: Rede social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. A rede é responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum e também valores a serem compartilhados.

Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato desta possibilitar uma aceleração e ampla maneira das idéias serem divulgadas e da absorção de novos elementos em busca de algo em comum.

Mídia social: O conceito de mídias sociais (social media) precede a Internet e as ferramentas tecnológicas - ainda que o termo não fosse utilizado. Trata-se da produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grande grupos. Significa a produção de muitos para muitos.

As "ferramentas de mídias sociais" são sistemas online projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Eles possibilitaram a publicação de conteúdos por qualquer pessoa, baixando a praticamente zero o custo de produção e distribuição ao longtail - antes esta atividade se restringia a grande grupos econômicos.

Elas abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios. Esta interação e a maneira na qual a informação é apresentada dependem nas várias perspectivas da pessoa que compartilhou o conteúdo, visto que este é parte de sua história e entendimento de mundo.

Podemos concluir assim que mídia social e rede social são coisas distintas, mas que pertencem ao mesmo universo. A rede social sendo a comunidade que compartilha de um interesse em comum e a mídia social sendo o meio onde este grupo se reúne.

Fonte: O Blog do seu PC

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

Arquivo do blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo