17 dezembro, 2010

Sincronização de arquivos é com o Dropbox

email icon

Dropbox é um sistema de backup remoto e um programa para compartilhar arquivo. Por backup remoto se entende um desses serviços que oferecem um espaço em seus servidores para subir arquivos e manter cópias de segurança que você tem certeza que não se perderão. Por outro lado, este programa também atua como sistema para compartilhar arquivos, com uma diferença em relação aos populares P2P, que você só compartilha com aquelas pessoas a quem autoriza.
Ao instalar Dropbox se criará uma pasta em nosso computador, onde poderemos colocar todas as coisas que desejemos. No momento que coloquemos arquivos ou diretórios nessa pasta estes serão enviados aos servidores de Dropbox e a partir de então, disponíveis para acesso desde este ou de outros computadores caso o desejemos.

Entendida a utilidade essencial de Dropbox, para apresentá-lo inicialmente há que dizer que é um serviço gratuito (embora haja planos pagos para aumentar a capacidade de backup ou de compartilhar arquivos que dispomos) e que pode ser acessado através da URL: www.dropbox.com.

Compartilhar arquivos

Dropbox permita realizar várias tarefas, a mais destacável nos parece ser a de compartilhar arquivos. Através de Dropbox podemos colocar arquivos no "Dropbox folder" e em seguida podemos selecionar quais das pastas colocadas desejamos disponibilizar e a que pessoas permitimos o acesso .

Para compartilhar com outras pessoas é necessário que elas também tenham conta em Dropbox, posto que para compartilhá-las teremos que dar os correios eletrônicos com os que se registraram no serviço. Não obstante, também há uma pasta pública dentro de Dropbox, que permite colocar coisas que queiramos por à disposição de qualquer pessoa, usuário ou não do programa, através de uma URL.

As outras pessoas com as que compartilhamos informação terão acesso aos arquivos a qualquer momento, independentemente de nosso computador estar ligado ou não, dado que realmente quando acessarem esses dados os estarão recuperando dos servidores de Dropbox e não de nossos próprios computadores.

Backup remoto de arquivos

A outra posibilidade interessante de Dropbox é como simples cópia de segurança ou backup de arquivos em servidor remoto. Dropbox disponibilizará os arquivos que tenhamos subido de qualquer computador, sempre que acessemos com nosso nome de usuário, o que nos dá a segurança de que nossos dados estarão a salvo mesmo que nosso computador morra.

Não obstante, a conta gratuita de Dropbox é de 2 gigas, o que atualmente acaba sendo pouco para salvar todos os arquivos que possamos desejar. Mais tarde poderíamos aumentar grátis o espaço da conta com diversas opções, como recomendar Dropbox a outras pessoas, mas ainda assim, à velocidade que crescem nossos discos rígidos pelas câmaras digitais, filmadoras, etc, como serviço de backup seria pequeno.

Resumindo, é uma excelente opção para compartilhar informação com nossos amigos ou familiares, que ao enviá-la por correio não é aconselhável devido a seu tamanho. Segundo dizem em Dropbox podemos estar tranquilos con os dados que enviamos, já que todas as comunicações são realizadas por protocolos seguros. Sendo assim, embora até o momento de escrever este artigo Dropbox não seja um serviço muito conhecido, em breve, se as coisas forem bem feitas, pode vir a se converter em um programa básico de nossa área de trabalho.

Fonte: CriarWeb.com

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

Arquivo do blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo