29 dezembro, 2010

O PRIMEIRO NAVEGADOR DA INTERNET COMEMOROU 20 ANOS

email icon

Primeiro navegador, homônimo à rede que acabava de nascer, foi demonstrado no dia 25/12/1990 por Tim Bernes-Lee.

 No último dia 25/12/2010, dia de Natal, comemorou-se um aniversário muito importante: são os 20 anos do nascimento da web. Embora o projeto da web tenha sido concebido em 1989 por Tim Bernes-Lee, foi no dia 25/12/1990 que o primeiro navegador foi oficialmente demonstrado. Inicialmente chamado simplesmente de WorldWideWeb (sem espaços entre as palavras), o aplicativo foi depois renomeado para Nexus a fim de evitar a confusão entre a rede de servidores e páginas e o software usado para navegar nela.
Este primeiro navegador funcionava em duas vias, permitindo ao usuário não somente ler como também editar as páginas da recém-nascida web. E o Nexus não era um editor qualquer, mas sim um sistema WYSIWYG que dispensava o usuário/editor de mexer no código HTML . Para usar as expressões da moda, pode-se dizer que a web já nasceu web 2.0, com os usuários tendo o poder de alterar documentos que visitavam direto do navegador. 
Esta interatividade toda não durou muito, pois ao ser levado do NeXTStep para sistemas operacionais mais populares, como Windows e Mac, os navegadores web perderam a capacidade de edição das páginas e se tornaram ferramentas mais passivas. Isto se deve, segundo o próprio Bernes-Lee , à facilidades presentes na programação do NeXTStep (e do Unix, família da qual o NeXTStep faz parte) mas não em outros sistemas. Uma outra consequência desta disparidade foi o tempo de 2 meses para o desenvolvimento do WorldWideWeb, enquanto navegadores similares demoraram um ano para serem programados em outras plataformas.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

Arquivo do blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo