17 dezembro, 2010

Usuários são ponto fraco na segurança da computação

email icon

A popularidade do Facebook e de outras redes de relacionamento ofereceu aos piratas virtuais novas maneiras de roubar dinheiro e informações. Aproximadamente metade das empresas bloqueiam total ou parcialmente o acesso a sites de redes sociais devido a preocupações sobre invasões originadas a partir deles.

Os administradores de sistemas têm preocupação sobre funcionários de suas companhias oferecerem informações pessoais demais em suas páginas, o que coloca em risco a infraestrutura empresarial e os dados nela armazenados.

E isso acontece apesar de anos de pedidos aos usuários de computadores para que mantenham reservadas suas informações pessoais e recusem abrir arquivos anexados a e-mails provenientes de fontes desconhecidas.

Um resultado do problema é que um quarto das empresas foram atingidas por ataques de spam, phishing ou malware conduzidos via Twitter ou outros sites de redes sociais.

O phishing refere-se ao uso de e-mails ou outros canais on-line para convencer possíveis vítimas a revelarem informações pessoais, tais como senhas ou números de contas bancárias.

Já malware é o termo usado para designar softwares malignos, muitas vezes criados para ajudar em invasões de sistemas de computadores.

O número de páginas Web contendo malware quadruplicou nos últimos anos. Além dos aplicativos de segurança: antivírus, firewall... Os usuários têm que usar também seu bom senso para navegar com mais segurança

Fonte: Folha Online/Informática

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

Arquivo do blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo