10 março, 2009

Aplicativos portáteis colocam escritório dentro do pendrive

email icon


Os pendrives, deixaram de ser um acessório para se transformar em ferramenta essencial do internauta.

Com um minúsculo drive, você carrega até 12 GB de documentos, músicas, filmes, fotos e muito mais, é o melhor substituto do antigo disquetinho que a gente levava no bolso, com as vantagens de ser bem mais leve, menor e com mais capacidade.

O que pouca gente percebe é que os pendrives têm facilidades bem maiores do que a portabilidade, a utilidade como backup (cópias de segurança) e o transporte de arquivos. Com eles, você pode ter programas inteiros de um jeito bem seguro e privativo, para usar na lan house, na casa de amigos ou mesmo em escritórios.

Com o sucesso em que os pendrives vão crescendo, vários programadores mundo afora e empresas de software resolveram investir no desenvolvimento de programas portáteis para edição de textos, planilhas, e-mail, ferramentas de internet, editoração de imagens e tudo o que possamos utilizar num computador. Tudo rodando diretamente do próprio pendrive sem depender do uso do hd (Hard Disk).

Sabendo disso procurei na internet e achei um mini-portal onde a visita é obrigatória. Chama-se Portable Apps, um ambicioso projeto que reúne os principais programas de código aberto, já conhecidos do público, mas agora em formato portátil para uso no pendrive.

O sucesso dos programas disponíveis no site cresceu tanto a ponto de seu criador, John Haller, desenvolver uma interface integrada que reúne todos os aplicativos disponíveis em um menu. Você faz o download da Portable Apps Suite e terá quase tudo que precisa para se virar fora de casa.

Entre os principais aplicativos da Suite, cujos programas também podem ser baixados separadamente, estão o navegador Firefox, o antivírus ClaimWin, o Gaim (mensageiro que conecta ao servidor do MSN, Yahoo, ICQ etc.), Open Office completo (textos, planilha, cálculo, apresentações), Thunderbird como cliente de e-mail e o calendário Sunbird, CoolPlayer reprodutor de músicas MP3,wav e outros formatos, além do joguinho Sudoku.

O download tem apenas 90 MB e, para usar todos os aplicativos, é preciso um pendrive de no mínimo 512 MB.

Muito bom para aqueles que necessitam de privacidade e que estão sempre andando com um pendrive no bolso. A dica esta passada, agora mãos a obra.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

Arquivo do blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo