14 março, 2009

QR Code para que serve?

email icon

O QR Code (ou Código de Barras em 2D), é uma matriz ou código de barras bi-dimensional, criado pela empresa Japonesa Denso-Wave, em 1994. O QR vem de Quick Response, pois o código pode ser interpretado rapidamente, mesmo com imagens de baixa resolução, feitas por cameras digitais em formato VGA, como as de celulares. O QR Code é muito usado no Japão.

Ao contrário do código normal, que guarda poucos números e não tem nenhum mecanismo de correção a não ser um dígito verificador, o código QR tem vários níveis de correção e pode guardar 7089 valores numéricos, 4296 caracteres alfanuméricos ou 2953 dígitos binários. Nada mal para uma etiqueta.

barcode.aspx

Os códigos QR podem ser capturados em papel, telas de vídeo, e se procurar provavelmente até em tatuagens.

Através dos códigos QR podemos baixar músicas, clipes, texto, vídeo e muito mais. Fique por dentro desta tecnologia que esta entrando no Brasil.

Imagine você andando na rua e ve um outdoor de um show e neste mesmo outdoor tem um código QR. Você pega seu celular aponta para o mesmo e pronto. Ja comprou o ingresso para este show. Ou então, você lendo uma revista e nela tem uma matéria sobre os melhores vídeos na internet. Nesta matéria um código QR no final, ao captura-lo pelo celular, você baixa para teu celular os vídeos. Muito boa hein.

Agora é esperar a tecnologia chegar no Brasil e aproveitar a criatividade para poder anexar o que interessar.

Existem geradores gratuitos de códigos QR, componentes para linguagens, módulos Python, etc, etc.


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

Arquivo do blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo