21 março, 2009

Top 12: Ferramentas Google

email icon

O Google não é apenas uma ferramenta de busca de sites, imagens ou enviar e receber emails. Ele é uma mega ferramenta quase que completa. Existe abaixo do nome Google, inúmeros serviços que acabam caindo no esquecimento ou simplesmente não conhecem. O conjunto destas ferramentas e serviços é chamado de Google Labs, ou laboratórios do Goole. O Google Labs é o site do Google para apresentação de novas tecnologias ou serviços que estão sendo desenvolvidos pela empresa. É uma boa área a ser visitada por quem está procurando por novidades.

Para ajudar algumas das ferramentas úteis do Google que não são frequentemente recordadas, postarei aqui a lista e suas funções. A lista inclui, por exemplo, o Google Code Search e o Google Notebook.

12. Google Audio Indexing

O Google Audio Indexing (Gaudi) busca termos nos discursos em vídeos postados no YouTube e os registra numa base de dados. Por enquanto, este sistema analisa somente os vídeos do canal Política do Google e em inglês. Este produto está no Google Labs e a empresa tem a intenção de ampliar esta tecnologia para outros canais. Através do player, há como pontualmente dar um “Play” no momento que aparece o termo da busca.

O Google marca novamente a história da internet ao tentar tornar o conteúdo falado de milhões de vídeos acessíveis, buscáveis e mais relevantes.

11. Google Code Search

Google Code Search

O Google Code Search é um serviço de busca, que Google lançou em Outubro de 2006. O serviço consiste em fazer buscas dos mais diversos tipos de códigos-fonte para programação, através da internet.

O código está disponível para pesquisa em diversos formatos, incluindo tar.gz, .tar.bz2, .tar, .zip, e repositórios CVS e Subversion. Como nem todos softwares têm seus códigos-fonte distribuídos livremente, devido empresas de grande porte, como Microsoft, Adobe e outras, não os disponibilizarem, o sistema de busca de códigos da Google irá encontrar softwares livres, com suas respectivas licenças.

10. Google Base

O Google Base é um lugar onde você pode facilmente submeter todos os tipos de conteúdo, online ou offline que o Google o hospedará e fará pesquisável. Você pode descrever qualquer ítem que colocar com “atributos”, que vão ajudar as pessoas a achá-lo quando pesquisarem no Google Base. De fato, baseado na relevância dos seus artigos, estes podem também ser incluídos no índice principal da busca do Google e em outros produtos do Google como Froogle, Google Base e Google Local. A idéia do site é: “Se você tem informação informação que quer compartilhar com outros, mas não tem certeza de como ser visto por um determinado público, o Google Base é para você”.

9. Google Trends

O Google Trends é uma das ferramentas do Google Labs que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente.

A ferramenta apresenta gráficos com a freqüência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo, e em vários idiomas. O eixo horizontal do gráfico representa tempo (a partir de algum tempo em 2004), e o vertical é com que freqüência é procurado um termo, globalmente. Também permite o usuário comparar o volume de procuras entre duas ou mais condições. Notícias relacionadas aos termos buscados são mostradas ao lado e relacionadas com o gráfico, apresentando possíveis motivos para um aumento ou diminuição do volume de buscas.

8. Google Alerts

Os Alertas do Google (Google Alerts) são atualizações por e-mail sobre os resultados relevantes mais recentes do Google (web, notícias, etc.) com base nos termos ou tópicos que você definir.

Use os Alertas do Google para:

  • acompanhar a evolução de um tópico atual
  • monitorar um concorrente ou setor
  • manter-se em dia com as últimas notícias sobre uma celebridade ou um evento
  • acompanhar seus times favoritos

7. Google Book Search

Google Book Search (em português Google Pesquisa de Livros) é um serviço de busca do Google que permite fazer pesquisas em livros. Logo que foi lançado o serviço foi muito criticado por editoras e escritores, porque lançava a idéia de publicar na internet parte de seus livros. A ferramenta foi lançada no final do ano de 2004. Por enquanto só possui busca em livros em língua inglesa.

Para que determinado livro apareça entre nos resultados da pesquisa é necessário digitaliza-lo. Os escritores não concordam com essa digitalização alegando que se colocarem suas obras na internet estarão pondo-as em risco, pois qualquer pessoas poderá copiar seu conteúdo sem pagar direitos autorais. O Google Book Search rebate que só ficam disponíveis quatro páginas - duas anteriores e duas posteriores - da referência da busca e diz que o objetivo do serviço não é disponibilizar os livros integralmente para os usuários.

Atualmente no banco de dados dos livros digitalizados a maioria das obras são em domínio público. A empresa firmou contrato com as principais bibliotecas dos Estados Unidos da América, em sua maioria de universidades: University of Michigan, Harvard (Widener Library), Stanford (Green Library), Oxford (Bodleian Library), New York Public Library.

6. Google Page Creator

O Google Page Creator é um produto grátis da Google, liberado no Google Labs no dia 23 de fevereiro de 2006. Permite qualquer usuário (com uma conta do Gmail), especialmente novatos em webdesigning, criar web sites simples. É um editor WYSIWYG assim podem ser criadas páginas sem conhecimento de HTML ou qualquer outra linguagem de marcação, semelhante a seus concorrentes como Sandvox, Drag Drop Site Creator e iWeb. Cada usuário recebe 100 MB grátis de espaço para armazenamento e aparentemente nenhum limite de largura da banda. Uma vez que o site é publicado estará disponível no http://seuusuariodogmail.googlepages.com para o mundo ver.

5. Google Notebook

O Google Notebook (Google Notas no Brasil) é um serviço oferecido pela empresa Google que permite que o usuário armazene links, imagens e textos com apenas um clique do mouse, guardando-os na web, deixando-os acessíveis para serem lidos a partir de qualquer computador conectado à internet.

O usuário pode escrever suas anotações por meio de um software - uma extensão para Firefox ou um programa para Internet Explorer - ou apenas indo no site do serviço e criar sua anotação manualmente.

O serviço permite criar vários “blocos” de notas que funcionam paralelamente, sendo possível até torná-los públicos, para que qualquer usuário visualize. O serviço deixou de ser beta em março de 2007, passando a ser oferecido também em português.

4. Google Zeitgeist

O Google Zeitgeist é um serviço do Google, que mostra as palavras mais pesquisadas de cada país. O serviço se baseia em dados de milhões de pesquisas em períodos diários, semanais e mensais. Um fato curioso que pode ser visto no Zeitgeist é que os acontecimentos de cada país influenciam nas palavras buscadas de cada período.

O nome tem origem na palavra alemã Zeitgeist (espírito do tempo) referindo aos acontecimentos de determinada época.

3. Google Maps


Google Maps é um serviço de pesquisa e visualização de mapas e fotos de satélite da Terra gratuito na web fornecido pela empresa Google.

Atualmente, o serviço disponibiliza mapas e rotas para qualquer ponta do mundo. Disponibiliza também fotos via satélite do mundo todo, com possibilidade de um zoom nas grandes cidades, como NY.

Com uma conta Google, já é possível destacar as suas próprias rotas, pontos e áreas, gerar comentários e compartilhar os respectivos links de acesso ao mapa criado. Também é possível gerar um arquivo KML para integração com o Google Earth.

2. SketchUp

O Google SketchUp, um software simples para modelagem em 3D, é mais uma ferramenta lançada pelo Google. Ele é fácil de aprender e permite que você de os primeiros passos no mundo das figuras em 3D. Com ele você pode criar qualquer coisa: casas, construções e até naves espaciais.

Os modelos criados no SketchUp, podem ser colocados no Google Earth. O seu trabalho fica mais fácil, pois o programa traz consigo milhares de modelospara te ajudar na modelagem 3D.

1. Google Experimental Search


O Google Experimental permitirá a você testar novos recursos e layouts para os resultados de buscas. O Google espera receber com este produto um feedback dos usuários para poder desenvolver produtos melhores, e eventualmente, disponibiliza-los em sua homepage para os demais usuários do serviço.

Enquanto o Google Labs testa novos produtos, o Google Experimental foi planejado para desenvolver novos recursos que visam melhorar a experiência de buscas no Google Search.

Existem vários outros serviços Google que você pode encontar acessando o Google Labs. Não perca tempo, acesse e fique sempre por dentro dos novos recursos Google.

1 Comentário:

Fabiano Roberto disse...

muito boas as dicas sobre o google, apenas uma correção o google pages parou de aceitar novas incrições agora tem o http://sites.google.com/

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

Arquivo do blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo