22 março, 2009

Vírus Conficker: saiba tudo | Ameaça

email icon


Um vírus informático que infecta discos rígidos externos e pastas partilhadas já atingiu desde Novembro cerca de 10 milhões de computadores em todo o mundo, sendo considerado no meio informático como um dos mais virulentos até hoje.

O Conficker, Downadup ou Kido, está a originar alertas dos observatórios de segurança digital em todo o mundo, porque nenhum vírus informático conseguiu infectar tantos computadores nos últimos quatro anos.

O Conficker propaga-se através de três vias, a mais problemática e mais difícil de controlar das quais é através das memórias externas USB, como as que se utilizam nos telemóveis, iPods e MP3, por exemplo.

Especialistas da Symantec apontam que o código tem atacado em maior grau máquinas com os sistemas Windows XP SP2 e Windows 2003 SP1 que ainda não foram atualizadas, trazendo problema principalmente para pequenas e médias empresas, bem como organizações que ainda não corrigiram seus sistemas.

Há relatos de que mesmo o Windows Vista esteja vulnerável, contrariando o que se acreditava até semana passada.


Saiba o mal que o vírus causa e como se livrar dele.

1.Como você pega?

Seu computador pode ser infectado apena ao navegar na internet. Ovírus também pode vir ao conectar com câmeras, pen drives ou dispositivos MP3 infectados na entrada USB. Ele se aproveita de uma brecha da maioria das versões do Windows.

2. O que ele faz?
Ele faz a máquina executar algumas ações sem seu conhecimento. Uma delas é tentar invadir outros computadores pela internet. Ele também pode roubar as senhas (como a do banco ou outros sites acessados) memorizadas em sua máquina.

3. O antivírus funciona?
As atualizações dos antivírus mais populares já evitam a nfecção. Porém, se você já estiver infectado, o vírus desativa seus sistemas de proteção e as atualizações do Windows.

4. Como reconhecer a infecção?
Desconfie se sua máquina estiver muito lenta. confira se o antivírus esta desatualizado e se a atualização automática do Windows também está desligada.

5. Como se livrar dele?
Dá trabalho. Primeiro, é preciso baixar as últimas atualizações do Windows. Em seguida, instalar uma ferramenta específica, disponível nos sites dos antivírus, para tirar o Conficker. Depois, é bom atualizar o antivírus.

Seguindo estas dicas básicas e sempre eficientes, você pode deixar seu sistema seguro ou quase ao vírus que esta deixando o que falar.


2 Comentários:

Fabiano Roberto disse...

hoje nem é mais possivel contar a quantidade de virus e outras pragas virtuais.

Anônimo disse...

Ola Schirato...

Eu tive uma briga feia com esse Conficker recentemente e espero nao enfrenta-lo tao cedo novamente ;)

[]s...

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

Arquivo do blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo