24 março, 2009

O que é software ilegal? | Consenso

email icon

É a prática ilícita de software, caracterizada pela reprodução ou uso indevido de programas de computador, protegidos legalmente, também conhecida como pirataria.

Existe a pirataria chamada corporativa, caracterizada quando cópias adicionais são feitas por funcionários dentro das empresas, para uso nos escritórios, sem a necessária aquisição de novas licenças. Esta é uma das formas do software ilegal mais difundidas (e combatidas), sendo responsável por mais da metade das perdas sofridas pela indústria mundial de software.

Auditorias revelam que as grandes corporações são, geralmente, mais responsáveis quanto ao uso legal de software do que companhias de pequeno e médio portes. Essa faixa do empresariado parece ser mais sensível quanto aos riscos de exposição pública da imagem da empresa por questões dessa natureza, e aos riscos que as altas indenizações e penalidades podem significar.

Um outro tipo de pirataria, a individual, ocorre quando há compartilhamento de uma mesma licença de software para vários usuários, quer por meio de múltiplas cópias ilícitas, de transmissão via modem ou equipamento de comunicação remota ou até mesmo por simples instalação em computadores diferentes.

Quanto a esta prática de software ilegal, o maior problema existente hoje é conscientizar o usuário final de que esse ato também é crime e que traz sérias consequências previstas em lei.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

Arquivo do blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo